Tecnologias Inovadoras

Existem vários materiais de construção sustentáveis que podem ser usados para melhorar a eficiência energética e a qualidade ambiental das construções. Aqui estão alguns exemplos:


Bambu: Este é um material extremamente versátil no mundo da construção! O bambu é considerado um dos materiais sustentáveis na arquitetura, e já é assim provavelmente há milhares de anos1. Tem uma taxa de crescimento incrivelmente alta, havendo estudos que indicam mesmo um crescimento de até um metro em apenas 24 horas1. O bambu tem ainda os benefícios de possuir uma excelente relação resistência-peso, o que significa que é extremamente leve e resistente, com uma resistência comparativa ainda maior do que o betão ou o tijolo, e uma duração incrivelmente longa.


Tintas ecológicas: São produzidas a partir de produtos naturais que não emitem compostos tóxicos. Na formulação, entram 80% de matérias-primas renováveis2. Para substituir os minerais não renováveis, uma sugestão é o PET reciclado em grãos.


Pintura com cal: A técnica milenar surgiu na Grécia e chegou ao Brasil com os portugueses, que revestiram as construções de pau a pique com o material para protegê-las das intempéries2. O processo é livre de COVs (compostos orgânicos voláteis), substâncias tóxicas presentes nos produtos industrializados.


Tijolo reciclado: Os tijolos sustentáveis ainda oferecem melhores propriedades de isolamento e podem ser produzidos em qualquer cor.


Estes materiais não só ajudam a reduzir o impacto ambiental da construção, mas também podem oferecer benefícios a longo prazo, como a redução do consumo de energia (iluminação e climatização) durante a fase de construção do empreendimento4, melhoria da qualidade do ar interior, isolamento acústico e térmico, redução das fatura de eletricidade. 



Para identificar novos materiais e seus benefícios em função das necessidades e da qualidade da construção, é importante considerar as propriedades dos materiais e como elas se aplicam às necessidades específicas de cada projeto. O WallMate é um material de isolamento térmico popular que oferece resistência à compressão e é eficaz para manter a temperatura interna de uma casa. Ele é recomendado para paredes com caixa de ar e pode ser usado em conjunto com outros materiais de isolamento para aumentar a eficiência energética de uma casa. O RoofMate é outro material de isolamento térmico popular que é usado em coberturas inclinadas. Ele é projetado para criar canais de ventilação entre o material de isolamento e as telhas, permitindo que a telha seque rapidamente e evitando a formação de mofo e bolor. Além disso, o FloorMate é um material de isolamento térmico projetado especificamente para pavimentos. Ele é eficaz para manter a temperatura interna de uma casa e pode ajudar a reduzir o ruído de impacto.



A indústria da construção tem solicitado materiais mais leves, tenazes, finos e flexíveis ou rígidos, além de resistentes ao calor e ao desgaste. Os pesquisadores estão forçando os limites do que imaginamos ser possível ao tentar melhorar materiais existentes e, ao mesmo tempo, inventar materiais totalmente novos que, embora estejam a anos de distância do uso diário, nos levam a rumos tecnológicos totalmente novos.


Os compósitos com os atributos desejáveis como peso leve, alta resistência e durabilidade parecem que, provavelmente, assumirão uma maior participação de mercado e, outros tipos desses materiais serão baseados em recursos renováveis conforme se tornarem mais necessários. O grafeno é um dos materiais mais promissores nesse cenário. O grafeno tem a espessura de único átomo (1 milhão de vezes mais fino que um fio de cabelo humano), mas 200 vezes mais forte que o aço em peso, extremamente flexível e quase transparente com excelente condutividade elétrica e térmica. O grafeno pode ser usado em uma ampla variedade de aplicações, desde a purificação de água e armazenamento de energia até produtos domésticos, computadores e outros equipamentos eletrônicos.


Além disso, os materiais reforçados com nanotecnologia, ligas avançadas e outros materiais feitos à base de materiais bio também se tornarão cada vez mais populares, proporcionando maior força, durabilidade e sustentabilidade.


Comentários